terça-feira, 17 de março de 2009

Hipocondria

Ingênua fé na coerência - e numa verdade incorruptível, decorrente dela - me convenceu, desde cedo, a erguer altares e ungir correntes, teorias, partidos e gentes. E - penso agora - é provável que ingenuidade e comodismo floresçam na mesma árvore.
Certas decepções, entre as quais algumas constam desta Pobre Rima, tanto na esfera profissional quanto na político-partidária, foram e têm sido imprescindíveis para a operação particular diária à qual tenho dado seqüência aqui dentro de mim.
Muita pessoa pela qual nutro estima tornou e torna-se, com freqüência, paradigma ao qual devi fidelidade absoluta.
Dentro do absoluto, não há relativismo: se X trabalha pelo bem comum, já não me importa que faça uso de subterfúgios questionáveis. X tem meu apoio incondicional. Se Y tem sólida formação e posicionamento geral com o qual concordo, tem sempre razão. Y é modelo de conduta e opinião.
Parece, hoje, que a gente tem mesmo de ser outro antes de ser eu.
E tudo dói.

4 comentários:

  1. Vou te curar:
    O remédio pra hipocondria
    É a alegria
    De não ter remédio pra tomar!

    ResponderExcluir
  2. "À Minha Coleção Perdida de Gemas Semi-Preciosas"

    Crisoprásio,
    Sodalita!
    Topázio,
    Amazonita!

    Era a feirinha hippie, era no domingo de manhã
    Andinos com sóis aztecas me ofereciam talismã
    Cristais-de-rocha em drusas e calcitas
    Pingentes, braceletes e também rodocrositas

    Entre uma música e um salgado
    Tantas pedras coloridas
    Mate-com-leite bem gelado
    Cabochões de dolomita

    Gemas e rochas
    Minerais impressionantes
    Incensos em tochas
    Índios-músicos errantes

    Madeiras fossilizadas
    Translúcidos rutilos
    Geodos e granadas
    E eu ali em tudo aquilo!

    Quartzo-Rosa,
    que a boa vida permaneça
    venturosa

    Ametista,
    não brote em mim paixão avara
    e egoísta

    Ouro-dos-Tolos
    é a Pirita, o verdadeiro
    ela imita

    Pedra-Sabão,
    era um cinzeiro, ou'ma bola
    ou'm pilão

    Mar azul-turquesa, imensidão
    Na atlântica beleza, solidão
    Um olhar de âmbar me encontra, jaspe afegão
    Logo ali a Ipiranga
    e a São João
    Volto à realidade das coisas
    como elas são.

    Lápis-Lazúli,
    por favor,
    anule um pouco
    minha dor.

    ResponderExcluir
  3. Eu deixei uma mensagem como anônimo lá no Benjamin Button. Fiquei feliz pela menção....e pela discórdia.

    ResponderExcluir

Diga lá!